A Ciência, a tecnologia e a inovação são compromissos do Estado e se inserem nas políticas públicas desenvolvidas pelos governos municipal, estadual e federal. Para a implantação de Planos de Ações neste setor, a Secretaria Municipal de Educação do Município de Anápolis criou a Diretoria de Ciência e Tecnologia, que tem por missão promover e transformar Ciência, Tecnologia e Inovação, articulando entidades de pesquisa, empresas e a comunidade, no estímulo ao desenvolvimento econômico municipal numa perspectiva educacional, interdisciplinar e contextualizada.
Neste contexto, no início do ano de 2008 foi criada a função de Coordenação de Ciência e Tecnologia, objetivando prioritariamente articular e implementar estudos, pesquisas e desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos integrando-os à Proposta Pedagógica da Instituição. Possibilitando ainda, a construção e o estabelecimento de relações entre todos os grupos que desempenham o fazer pedagógico, refletindo e construindo ações coletivas, propondo um modelo de ambiente multimeio para o processo ensino-aprendizagem que concorra para a formação crítica e reflexiva do sujeito cognitivo, a fim de tornar a escola pública o ponto de partida para a inclusão digital.
Compreende-se que a Coordenação de C&T[1] seja responsável por uma produção específica e necessária ao desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que sua função é a de complementar e suplementar a ação do professor, e não a de substituir ou alienar o trabalho docente. Desse modo, pretende-se a autonomia no desenvolvimento de projetos e/ou subprojetos nos ambientes científicos e tecnológicos, integrando-os às diretrizes pedagógicas da SEMECT[2], de Anápolis, que se apresenta com uma concepção sócio-interacionista para a Educação e promove a Pedagogia de Projetos em uma abordagem interdisciplinar.
Dentre as funções da Coordenação de C&T inserem-se também, o acompanhamento e adesão aos programas e políticas públicas para a Inclusão Digital, compreendendo as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC – no ambiente escolar, como ferramentas – ou multimeios – no ensino e na aprendizagem dos sujeitos cognitivos. Essas novas tecnologias devem ser orientadas para a construção do conhecimento adquirido historicamente, na educação formal e/ou não-formal, promovendo a inclusão digital na escola pública e, conseqüentemente a social.
[1] DC&T - sigla referente à Diretoria de Ciência e Tecnologia.
[2] SEMECT – sigla referente à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Neste contexto, no início do ano de 2008 foi criada a função de Coordenação de Ciência e Tecnologia, objetivando prioritariamente articular e implementar estudos, pesquisas e desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos integrando-os à Proposta Pedagógica da Instituição. Possibilitando ainda, a construção e o estabelecimento de relações entre todos os grupos que desempenham o fazer pedagógico, refletindo e construindo ações coletivas, propondo um modelo de ambiente multimeio para o processo ensino-aprendizagem que concorra para a formação crítica e reflexiva do sujeito cognitivo, a fim de tornar a escola pública o ponto de partida para a inclusão digital.
Compreende-se que a Coordenação de C&T[1] seja responsável por uma produção específica e necessária ao desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que sua função é a de complementar e suplementar a ação do professor, e não a de substituir ou alienar o trabalho docente. Desse modo, pretende-se a autonomia no desenvolvimento de projetos e/ou subprojetos nos ambientes científicos e tecnológicos, integrando-os às diretrizes pedagógicas da SEMECT[2], de Anápolis, que se apresenta com uma concepção sócio-interacionista para a Educação e promove a Pedagogia de Projetos em uma abordagem interdisciplinar.
Dentre as funções da Coordenação de C&T inserem-se também, o acompanhamento e adesão aos programas e políticas públicas para a Inclusão Digital, compreendendo as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC – no ambiente escolar, como ferramentas – ou multimeios – no ensino e na aprendizagem dos sujeitos cognitivos. Essas novas tecnologias devem ser orientadas para a construção do conhecimento adquirido historicamente, na educação formal e/ou não-formal, promovendo a inclusão digital na escola pública e, conseqüentemente a social.
[1] DC&T - sigla referente à Diretoria de Ciência e Tecnologia.
[2] SEMECT – sigla referente à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Parabéns pela iniciativa do blog nas escolas, esta idéia vai ser um sucesso!!! Elizabeth.
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