sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Curso Linux para Professores Dinamizadores da SEMECT


A Diretoria de Ciência e Tecnologia – SEMECT – em parceria com o Núcleo Tecnológico Educacional de Anápolis deu inicio, no dia 31 de Agosto, ao Curso Linux Educacional. Este curso faz parte do projeto de formação dos futuros professores dinamizadores que ministrarão aulas nos 41 Laboratórios de Informática – Espaços Digitais – que o MEC destinará, no mês de novembro, às nossas escolas municipais.


Os Espaços Digitais compõem o Programa Anápolis Digital, sendo que cada um destes espaços serão compostos por 18 computadores, uma impressora a Lazer, Internet Banda Larga do MEC e atenderão em média, 20.000 alunos da Rede Municipal de Anápolis. O Sistema Operacional utilizado nestes computadores é o Linux Educacional, desse modo a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia promove a política de difusão e popularização do Software Livre nas instituições públicas de nossa cidade.

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, aprovou ontem um projeto que limita o número de alunos por sala de aula nas escolas públicas. De acordo com a medida, o número máximo de estudantes, para os anos iniciais do ensino fundamental, será de 25 por professor. Para os anos finais, sobe a 35. A proposta segue para o Senado. Atualmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) não especifica o número exato de alunos por turma. Cada rede de ensino organiza as salas conforme a demanda.

O projeto estabelece que, nas creches, a proporção seja de cinco crianças de até 1 ano de idade por adulto, 8 crianças de 1 a 2 anos por adulto e até 13 crianças de 2 a 3 anos por adulto. Na pré-escola vão ser aceitos até 15 alunos de três a quatro anos por professor. Na faixa etária de quatro a cinco anos, o limite será de 25 crianças. Após a aprovação da lei, as escolas terão prazo de três anos para se adaptar às novas medidas. As informações são da Agência Brasil.