Por: Equipe Pedagógica da Diretoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Anápolis.
Apresentação:
O presente projeto tem como objetivo apresentar a necessidade da implantação de uma nova tecnologia voltada para a informação, veiculação de notícias e aprendizado no contexto educacional. Para tanto, se buscará elucidar a culminância de um processo de complementação, inerente da realidade contemporânea.
Não é sem sentido o fato de que, para Amaral (2009, p. 165), “os weblogs ou blogs representam o coração da web”. Esse vivo e latente fenômeno tem intrigado, de maneira pulsante, diversos estudiosos da área da educação por se tratar de algo tomado na Sociedade em Rede.
Portanto, será preciso entender essas novas características destacadas após os avanços tecnológicos sofisticados, apresentando, mesmo que rapidamente, o conceito de rede trabalhado por Castells (1999). O conceito de rede parte de uma definição bastante simples – “rede é um conjunto de nós interconectados” (p. 498) – mas que, por sua maleabilidade e flexibilidade, oferece uma ferramenta de grande utilidade para dar conta da complexidade da configuração das sociedades contemporâneas sob o paradigma informacional. Assim, diz Castells (1999), definindo ao mesmo tempo o conceito e as estruturas sociais empíricas que podem ser analisadas por ele,
Apresentação:
O presente projeto tem como objetivo apresentar a necessidade da implantação de uma nova tecnologia voltada para a informação, veiculação de notícias e aprendizado no contexto educacional. Para tanto, se buscará elucidar a culminância de um processo de complementação, inerente da realidade contemporânea.
Não é sem sentido o fato de que, para Amaral (2009, p. 165), “os weblogs ou blogs representam o coração da web”. Esse vivo e latente fenômeno tem intrigado, de maneira pulsante, diversos estudiosos da área da educação por se tratar de algo tomado na Sociedade em Rede.
Portanto, será preciso entender essas novas características destacadas após os avanços tecnológicos sofisticados, apresentando, mesmo que rapidamente, o conceito de rede trabalhado por Castells (1999). O conceito de rede parte de uma definição bastante simples – “rede é um conjunto de nós interconectados” (p. 498) – mas que, por sua maleabilidade e flexibilidade, oferece uma ferramenta de grande utilidade para dar conta da complexidade da configuração das sociedades contemporâneas sob o paradigma informacional. Assim, diz Castells (1999), definindo ao mesmo tempo o conceito e as estruturas sociais empíricas que podem ser analisadas por ele,
(...) redes são estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação (por exemplo, valores ou objetivos de desempenho). Uma estrutura social com base em redes é um sistema aberto altamente dinâmico suscetível de inovação sem ameaças ao seu equilíbrio (CASTELLS, 1999, p. 499).
Esta definição dá ao autor uma ferramenta poderosa para suas análises e observações e lhe permite apresentar algumas conclusões provisórias sobre os processos e funções dominantes na era da informação, indicando que “os processos de transformação social sintetizados no tipo ideal de sociedade em rede ultrapassam a esfera das relações sociais e técnicas de produção: afetam a cultura e o poder de forma profunda” (CASTELLS, 1999, p. 504).
Dessa forma, a utilização de blogs possibilita o enriquecimento de projetos educativos. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos, criando um ambiente favorável para a informação e aprendizagem.
Público Alvo:
· Escolas públicas municipais do Município de Anápolis/GO.
· Professores, alunos, gestores, administrativo, pais e toda a comunidade.
Justificativa:
Observando a Era da Informação e a necessidade de nos comunicar no ciberespaço, pensamos em criar ambientes de “encontro e aprendizagem” para trocas, interações, comentários, textos, vídeos, dentre outros. Para tanto, o meio seria os blogs, formando uma grande rede social de escolas que se comunicam e de professores e alunos que se tornam autores, atores, leitores e protagonistas do cenário escolar na cibercultura, mais especificamente, na blogosfera.
Portanto, tal projeto justifica-se pela importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Desse forma, os blogs foram escolhidos para hospedar as escolas devido sua característica de dinâmico, interativo e comunicativo.
Objetivos:
· Integrar alunos, professores, a comunidade, o Brasil e o mundo no ciberespaço.
· Criação de blogs das escolas.
· Criar uma cultura digital de acesso a blogs nas escolas públicas do Município de Anápolis para a leitura e escrita de textos, comentários, dentre outros.
· Incentivar alunos e professores a tornarem-se atores da comunicação, não apenas expectadores, criando seus próprios blogs e participando do blog da escola.
· Integrar a participação ativa dos pais e comunidade escolar utilizando o blog como um dos meios de comunicação.
Desenvolvimento Metodológico:
· Criação de blogs na plataforma blogspot ou wordpress. Isso pode variar conforme o desejo do Professor Dinamizador.
· Escrever textos e postar nos blogs das escolas mantendo sempre atual, dinâmico e interativo.
· Utilizar o laboratório de informática para realizar a atualização dos blogs.
· Desenvolver na escola com o gestor a metodologia de uso dos blogs (questão de horários dos professores dinamizadores para administrar o blog).
Cronograma:
• Data prevista de concretização dos blogs em Anápolis/GO: Junho/2009 a Junho/2010.
Recursos:
• Plataforma gratuita de hospedagem de blogs.
• Trabalho dinâmico dos professores dinamizadores e escola.
Alguns resultados: Conheçam os blogs já criados:
• Escola Municipal Lions Anhanguera: www.emlionsanhanguera.blogspot.com
• Escola Municipal Deputado José de Assis: www.emdeputadojosedeassis.blogspot.com
• Escola Municipal Realino de Oliveira: www.escolarealino.wordpress.com
• Escola Municipal Manoel Gonçalves da Cruz: www.emmanuelgdacruz.blogspot.com
• Escola Municipal Inácio Sardinha de Lisboa
www.eminaciosardinhadelisboa.blogspot.com
• Escola Municipal Maria Aparecida Gebrim: www.emgebrim.blogspot.com
• Escola Municipal Clovis Guerra: www.emclovisguerra.blogspot.com
• Escola Municipal Prof. Esther de Campos Amaral:
www.emesthercamposamaral.blogspot.com
• Escola Municipal Moacyr Romeu Costa:
www.emoacyrromeu.blogspot.com
• Biblioteca Municipal Zeca Batista: www.zecabatista.blogspot.com
• Coordenação DCT: www.coordenacaodct@blogspot.com
Além de blogs que forem criados no andamento do projeto.
Bibliografia:
• AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel; MONTARDO Sandra (orgs.). Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
• CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
• CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet – reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2003.
• COSTA, Ana Maria Nicolaci-da e colaboradores. Cabeças digitais: o cotidiano na era da informação. Rio de Janeiro, Ed. PUC-Rio; São Paulo, Loyola, 2006.
• LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2ª ed. 2004.
• LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo, Ed.34, 1999.
• PAZ, Carolina Rodrigues. A cultura Blog: questões introdutórias. In: Revista FAMECOS. Porto Alegre. nº 22. Dezembro de 2003.
• SANCHO, Juana María et at. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
• SCHITTINE, Denise. Blog – Comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
Dúvidas e sugestões:
E-mails:
• dct.aps@gmail.com
• coord.ped.dct@anapolis.go.gov.br
• professoresdinamizadores.aps@gmail.com
Fones:
• 3902 1016 – Equipe Pedagógica da Diretoria de Ciência e Tecnologia: Cláudia, Mary e Olira
Websites:
• www.semect.wordpress.com
• www.anapolis.go.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário