quarta-feira, 1 de julho de 2009

HIPERTEXTO E A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Sabe-se que ohipertexto é, por natureza e essência, intertextual” (Koch, 2003) e assim, como o caráter hipertextual do nosso pensamento que indexa através de estímulos, palavras, imagens, sons, diferentes sentidos nos indivíduos, o hipertexto pode ser trabalhado de forma interdisciplinar.
A interdisciplinaridade se configura como uma postura adotada diante do conhecimento e das relações entre as disciplina que se dialogam. Para tanto, o hipertexto pode ser considerado uma linguagem que se interrelaciona com outras interfaces e intertextualidades. Segundo Xavier (2002), para que esta intertextualidade se estruture, é de grande importância a idéia de hiperlink, por meio do qual “a distância de um indivíduo a outro, de uma idéia à outra, passa a ser medida por célebres clicks-de-mouse”.
Os hiperlinks são os nós, que trazem informações através de todos os veículos para que o conhecimento se estruture de forma dinâmica e produza aprendizagens ampliadas sobre determinado tema e/ou problema.
Ao escolher a exploração de um hipertexto no ambiente escolar, o professor pode, ele mesmo, a partir de uma palavra ou sintagma, conectar diversas tipologias textuais e, mais do que isso, diversas áreas ou disciplinas afins, caracterizando deste modo a interdisciplinaridade, como bem diz Candau (1979), cada qual “mantendo sua identidade específica e as características básicas” .
DESAFIOS DA ESCOLA NA ATUALIDADE

Faz-se necessário que a instituição escolar reconheça a importância e interferência das novas tecnologias no modo de ser e de agir das pessoas e na própria maneira de se comportarem diante de seu grupo social, a fim de que seus agentes possam construir novos caminhos para o processo ensino-aprendizagem.
O hipertexto e seu caráter interdisciplinar podem representar para os agentes escolares uma tecnologia educacional de construção do conhecimento, finalidade última da instituição escola.
Para tanto, o esforço educacional para a democratização do acesso aos produtos tecnológicos e a velocidade das alterações das tecnologias “midiáticas” requerem aprendizagem constante.
O desafio a ser assumido por toda a sociedade é abrir-se para “novas educações” (KENSKI, 2004:27), advindas de um saber ampliado e mutante do conhecimento e que por sua vez, refletem sobre as tradicionais formas de pensar e fazer educação.
Por: Mary Marcon
BIBLIOGRAFIA


CANDAU, Vera Maria Ferrão. Tecnologia educacional: concepções e desafios. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 28, p. 61-66, mar. 1979. Disponível em: www.proteoria.org/textos/2004_cadernos_de_pesquisa.pdf Acessado em 23/04/2009.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas - SP: Papirus, 2004.

KOCH, I. G. V. Texto e hipertexto. In: Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2003.

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